Anfield Road Legends #1 - Kenny Dalglish
3 participantes
Página 1 de 1
Anfield Road Legends #1 - Kenny Dalglish
Data de Nascimento: 04.03.1951
Local de Nacimento: Glasgow, Escócia
Outros Clubes: Celtic, Cumbernauld United (empréstimo)
Comprado de: Celtic
Assinou pelo LFC: £440000 10.08.1977
Estréia Internacional: 10.11.1971 vs. Belgica
Aparições Internacionais: 102/30 (55/14 no LFC) - 12.11.1986
Estréia no Liverpool: 13.08.1977
Ultima Aparição: 01.05.1990
Gol de Estréia: 20.08.1977
Ultimo Gol: 18.04.1987
Contrato Expirou Em: 1990
Total de jogos/gols pelo LFC na Liga: 355 / 118
Total de jogos/gols pelo LFC: 355 / 118
Notas do Jogador
Tanto Bill Shankly quanto Bob Paisley consideram "King Kenny" o melhor jogador que já vestiu a camisa do Liverpool. Poucos poderiam discutir, visto que Dalglish foi um jogador mágico, que se tornou uma lenda não apenas no Liverpool, mas também no Celtic. Após 321 jogos e 167 gols pelo Celtic, ele se juntou ao então campeão europeu por uma quantia recorde. Ele substituiu Kevin Keegan como talismã do Liverpool, já que marcou o gol do título na final da Copa Européia (atual Champions League) logo em sua primeira temporada. Ele foi eleito o jogador do ano pela the Football Writers' association em 1978/79 e depois de três títulos, King Kenny foi coroado tanto pela PFA quanto pela FWA ao final da temporada 1982/83. Ele era, sem sombra de dúvidas, o melhor jogador na Grã-Bretanha.
Ian Rush, então, ingressou no clube e Dalglish formou uma inacreditável linha de frente com o Galês. A terceira conquista européia de Dalglish se deu na temporada 1983/84. Apesar de já estar por volta dos 33 anos, Dalglish ainda tinha muita magia em seus pés. Em 1985/86, ele se tornou o primeiro jogador-treinador da Grã-Bretanha, imediatamente após a Tragédia de Heysel. Kenny trouxe mais três campeonatos ingleses para Anfield como técnico e foi eleito o técnico do ano o mesmo número de vezes. Um magnífico hat-trick pelo maior que o Liverpool já viu.
Como o Liverpool Football Club começou a nova década em 1990 como campeão inglês, era impossível imaginar que o implacável sucesso do clube poderia acabar. O final se fez e possivelmente pode ser identificado a partir do dia que Kenny Dalglish renunciou como técnico em Fevereiro de 1991 depois de um surpreendente 4-4 pela F.A. cup no Goodison Park, em partida que o Liverpool liderou o placar por quatro vezes, mas que também ressaltou as fragilidades defensivas do time. Kenny fez algumas negociações-surpresa no mercado de transferências (principalmente Jimmy Carter e David Speedie) que antecedeu a sua partida, mas não há duvidas de que ele estava muito traumatizado com o que viu no episódio de Hillsborough.
Antes do fim do ano em que deixou o Liverpool, Dalglish voltou ao futebol como treinador do Blackburn Rovers e ele levou a equipe de Lancashire, então na segunda divisão inglesa, não apenas à terra prometida da Premier League mas ao seu auge, alcançado numa memorável tarde em Anfield em meados de Maio de 1995 quando, apesar de perder de 2-1 para o Liverpool, o Blackburn foi coroado campeão inglês. Pouco depois desse troféu, Kenny se tornou Diretor de Futebol do Blackburn com Ray Harford substituindo-o como treinador. Não foi uma boa mudança. O desempenho do time, em casa e fora, começou a decair e Kenny deixou o Rovers em consenso com o clube. Em meados de Janeiro de 1997 ele se tornou o novo técnico do Newcastle. Ele levou o clube à segunda colocação na Premier League em 1997, e ainda à final da F.A. cup no ano seguinte. Mas o grande sucesso que ele teve no Liverpool e no Blackburn foi ilusório e depois de iniciar a temporada 1998-1999 com empates nas duas primeiras partidas, Dalglish foi substituído por Ruud Gullit.
Kenny se tornou o Diretor de Futebol do Glasgow Celtic em Junho de 1999 com John Barnes apontado ao mesmo tempo como treinador. Mas Barnes foi retirado da função em Fevereiro de 2000 e Kenny assumiu as responsabilidades de técnico e levou o Celtic ao sucesso na final da Copa da Liga Escocesa sobre o Aberdeen. Apesar do troféu, Kenny foi substituído por Martin O'Neill. Mas a forma como seu contrato foi terminado levou a uma pequena batalha legal, na qual, no fim, Dalglish aceitou a oferta do Celtic.
Kenny Dalglish foi invevitavelmente ligado a cargos de técnico durante a primeira década do novo milênio. Mas parecia que nada poderia tentá-lo a voltar ao jogo que se tornou sua vida. Vinte anos após o Desastre de Hillsborough, Kenny falou abertamente sobre aquele dia em uma entrevista de televisão. Ele também falou no Memorial de Anfield em Abril de 2009. Ficou claro que os torcedores do Liverpool admiraram, respeitaram e amaram-no tanto como jogador quanto como treinador. Rumores se iniciaram de que Kenny voltaria em breve a Anfield em uma posição oficial. Em 3 de Julho de 2009 o clube oficialmente anunciou o retorno de Kenny a Anfield, onde ele vai "assumir um papel de destaque na Liverpool Academy e também vai atuar como um embaixador do clube no aspecto comercial ao redor do mundo". Recentemente, (22 Junho 2009) Christian Purslow acrescentou "No nosso primeiro encontro, Rafa e eu concordamos que nós queríamos tentar, e trazer Kenny de volta ao clube para ajudar Rafa realmente impulsiona a Academy, que está na lista de prioridades para o futuro. Nós estamos encantados que ele tenha aceitado se unir a nós e eu tenho certeza de que ele será bem sucedido em sua nova função no clube."
Se Kenny Dalglish conseguir a metade do êxito na the Liverpool Academy que teve como jogador entre 1977 e 1990 e como treinador entre 1985 e 1991, então o futuro do clube parece estar em boas mãos.
Toim- TR00 RED
- Mensagens : 125
Data de inscrição : 14/03/2010
Re: Anfield Road Legends #1 - Kenny Dalglish
Multimídia:
Kenny Dalglish "The King":
Belo gol de Kenny, o primeiro do video:
Vídeo de King Kenny no 100 Players Who Shook the Kop. Vídeo longo, mas vale a pena assistir:
King Kenny Dalglish:
Enjoy.
Kenny Dalglish "The King":
Belo gol de Kenny, o primeiro do video:
Vídeo de King Kenny no 100 Players Who Shook the Kop. Vídeo longo, mas vale a pena assistir:
King Kenny Dalglish:
Enjoy.
Toim- TR00 RED
- Mensagens : 125
Data de inscrição : 14/03/2010
Tópicos semelhantes
» Anfield Road Legends #3 - Ian Rush
» Anfield Road Legends #47 – Sammy Lee
» Anfield Road Legends #56 – Bob Paisley
» Anfield Road Legends #28 - Ray Kennedy
» Anfield Road Legends #22 - Steve McManaman
» Anfield Road Legends #47 – Sammy Lee
» Anfield Road Legends #56 – Bob Paisley
» Anfield Road Legends #28 - Ray Kennedy
» Anfield Road Legends #22 - Steve McManaman
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos